Ergonomia para Projetos

seg, 08 de mar de 2021 às 17:29

❤Seja muito bem vindo ao primeiro post do nosso novo site! 

Eu sou Cristiane Cantele, ergonomista e meu propósito é trazer conteúdo de qualidade para ajudar você arquiteto e designer de interiores na realização de projetos com alto valor agregado com resultados para o seu cliente e segurança para você profissional! 

O QUE É ERGONOMIA?

Um dos principais conceitos de ergonomia está relacionado ao conforto e bem estar, bem como a adaptação do ambiente as necessidades das pessoas.


Uma vez que considera-se as necessidades físicas, emocionais e cognitivas dos usuários dos projetos sejam eles corporativos, comerciais, educacionais, hospitalares e residenciais os projetos serão mais assertivos e funcionais.

Dessa forma a ergonomia é considerada uma preciosa ferramenta para o arquiteto e para o designer de interiores. 

ERGONOMIA É APENAS O USO DE TABELAS? 

Se engana o profissional que define a ergonomia como apenas a utilização de tabelas ou que a utilização da ergonomia limita a capacidade criativa do profissional.

Resumidamente a ergonomia está relacionada a tradução das necessidades dos usuários para os projetos, fatores relaciona-se com a percepção de conforto e bem estar relaciona-se também com a percepção de conforto e bem estar nos ambientes, além de fatores relacionados a iluminação, ruído, ventilação, medidas e definições funcionais do ambiente, bem como as sensações provocadas nos habitantes daquele espaço por meio da arquitetura.


A ergonomia também relaciona-se com o posicionamento, layout do projeto de modo a favorecer a usabilidade e a acessibilidade. Por sua vez a ergonomia cognitiva relaciona-se aos fatores da cognição dos usuários, fatores esses que quando há algum desequilíbrio geram estresse, monotonia e baixo desempenho.


Conciliar todos os fatores que proporcionam um ambiente com bem-estar e conforto nos espaços internos é sempre um desafio em um projeto arquitetônico, sendo a ergonomia de concepção uma aliada ao profissional como estratégia para garantir ambientes funcionais, produtivos que atendam a necessidade dos usuários.

❤Essa é a minha missão levar conteúdo de qualidade para que você possa realizar projetos cada vez mais belos, funcionais e ergonômicos! 

Até o próximo post! :) 


 



Cristiane Cantele
Ergonomista Sênior 
Especialista em ciências do bem estar