Ambientes Dinâmicos: 06 motivos para incluir em seus projetos

qua, 17 de mar de 2021 às 10:43

A ergonomia oferece a você diversos argumentos técnicos, principalmente relacionados a bases fisiológicas que geram uma significativa diferenciação no mercado, além de direcionar seu detalhamento o projeto com base em benefícios a curto, médio e longo prazo...

Em projetos corporativos incluindo hospitalares, educacionais e comerciais priorizar a alternância postural é fundamental para o conforto, visto que o nosso corpo necessita de movimento e de fato nosso corpo foi feito para o movimento :)

 

Portanto gostaria de apresentar para você 06 motivos para projetar ambientes dinâmicos que favoreçam a alternância de postura:

1. Circulação

O nosso coração bombeia o nosso sangue, porém o retorno venoso só é possível através da contração muscular, principalmente da panturrilha. Quando permanecemos parados na mesma postura seja em pé ou sentados nosso sangue não flui livremente o retorno venoso é prejudicado e desta forma nos sentimos cansados e com baixa produtividade.


2. Abdômen

Inconscientemente, independente da nossa vontade quando sentamos o nosso abdômen relaxa com este relaxamento a pressão na coluna vertebral aumenta. Por esta razão é muito importante que possamos contrair o nosso abdômen na posição sentada e novamente aqui a importância de alternar a postura, pois quando estamos em pé o nosso abdômen também inconscientemente contrai e assim conseguimos aliviar a pressão na coluna vertebral.

Manter o hábito de contrair o abdômen também é fundamental para melhorar a sua saúde e manter a produtividade durante o período de trabalho.

 


3.Manutenção da curvatura da nossa coluna vertebral

A nossa coluna vertebral apresenta curvaturas fisiológicas importantes para a manutenção do nosso equilíbrio e da própria dinâmica da coluna vertebral, por esta razão é muito importante mantermos as curvaturas da nossa coluna.

Quando alternamos nossa postura dinamizamos e favorecemos as curvaturas da nossa coluna vertebral. 


4. Fraqueza Muscular

Quando permanecemos na mesma postura, recrutamos sempre os mesmos grupos musculares.

Deixa eu te dar um exemplo:

A posição sentada o abdômen fica relaxado, o trapézio contrai principalmente quando realizamos atividades estressantes ou com alto grau de responsabilidade, quando posicionamos os ombros para frente à musculatura do peitoral fica encurtada... consequentemente toda a mecânica do nosso corpo fica alterada...

Por esta razão é tão importante alternarmos nossa postura, exercendo nossas atividades em diversas posições assim trabalhamos outros grupos musculares, tendões e ligamentos. 


5. Monotonia

Com o passar do tempo as tarefas tendem a serem monótonas devido principalmente a nossa fadiga física e mental. Quando permanecemos na mesma postura as tarefas tendem a se tornar mais monótonas, mais fatigantes e menos produtivas....


6.Diminuição da Produtividade

Permanecer parado= diminuição da produtividade

Manter-se em movimento, alternar nossa postura por todos os fatores que já falamos anteriormente gera um aumento de produtividade.

Então você quer ser mais produtivo: movimente-se

Quer ver seu cliente mais produtivo: realize projetos com ambientes dinâmicos ;)






Cristiane Cantele
Ergonomista Sênior 
Especialista em ciências do bem estar