Cérebros Felizes = Ambientes Felizes

qua, 24 de mar de 2021 às 15:19

Estamos passando por um momento difícil... isso é inegável! Porém ainda assim é importante contextualizar que as pessoas reagem de maneiras diferentes! Por que algumas pessoas respondem a fatos negativos com atitudes positivas?

 

Para compreendermos essa alteração de comportamento e garantir sobrevivência da espécie humana, nosso cérebro sinaliza e prepara o corpo para responder a ameaças potenciais.

Dessa forma quando pensamos na resposta do sentimento sobre a felicidade entende-se que essa resposta está associada a uma melhor tendência para o cérebro sinalizar e responder às fontes da emoção positiva.


Meu objetivo nesse post é discorrer sobre o artigo escrito por Summer Allen e Jeremy Adam Smith, presente na revista on-line do Greater Good Science Center na UC Berkeley e co relacionar com os ambientes.

A maneira pela qual reagimos às experiências ruins do nosso dia a dia, revela muito sobre nossos cérebros 

As pessoas com disposições mais positivas, são mais capazes de regular suas emoções do que pessoas com personalidades mais negativas, mais propensas a passarem por experiências desagradáveis. 

As pessoas mais felizes, concentram-se em coisas positivas e filtram as negativas, sabem aproveitar mais as coisas boas da vida, permitindo assim, a elevação do seu estado emocional.

 

Conforme o artigo uma maneira de justificar isto é observar a atividade na amígdala!

Mas o que é amigdala? 

Uma pequena região do cérebro, em forma de amêndoa, os neurocientistas pensaram nisso como o centro do medo do cérebro, sempre a procura de ameaças potenciais, serve para a observação, mas fica ativa quando as pessoas estão tentando atingir os objetivos. Também está ligada aos desejos e necessidades humanas!

Porém quando há o aumento excessivo da atividade da amígdala  pode-se associar-se com a depressão e ansiedade.

Sabemos que situações ameaçadoras podem ter consequências letais, faz sentido que a amígdala esteja sintonizada para reagir a todos os estímulos com medo, dessa forma e os seres humanos têm um viés de negatividade, ou seja, tendem a se concentrar nas ameaças, sendo assim existe a associação da negatividade das pessoas com a hiper estimulação da amigdala. 

Mas então como atenuar essa atividade?

Estimulando emoções positivas como por exemplo a conexão social!

Quando falamos ou pensamos em ambientes de trabalho podemos associar a ambientes dinâmicos e integrados que facilitam as conexões e relações sociais.

Gerando dessa forma um trabalho saudável e seguro!


Também existe uma clara relação entre a capacidade de se conectar e ajudar os outros ao bem-estar pessoal.

Emoções positivas também relacionadas a busca de um objetivo as pessoas com objetivos definidos tendem a desenvolver emoções positivas.

Além disso a cérebro humano ligado a um objetivo, contribui para o comportamento moral e justo!

 O sentimento de positividade, influencia na forma como a pessoa vê o mundo ao seu redor!

Pessoas felizes sabem reconhecer a negatividade, mas sem deixarem-se influenciar por ela, passam a desenvolver resiliência e compreendem que os fatos negativos geram nessas pessoas aprendizados e não erros!

 

Por essa razão ser capaz de sentir e responder a informações negativas pode realmente ser um componente importante para a felicidade e isso tem toda relação com ambientes de trabalho saudáveis.

Outro aspecto verificado em pessoas que respondem positivamente a fatos negativos está na característica de ajudar as pessoas!

As pessoas mais caridosas que verdadeiramente praticam a caridade são mais felizes! Ajudar os outros é uma característica evolutiva!

Resumidamente

 Ajudar o outro pode nos ajudar a sermos felizes!



Cristiane Cantele
Ergonomista Sênior 
Especialista em ciências do bem estar