EMMA : TRABALHADORA DO FUTURO

qui, 01 de abr de 2021 às 16:08

O post de hoje quero apresentar a vocês o protótipo da boneca  Emma.

Foi fruto de um estudo encomendado pela Fellowes empresa britânica de soluções para escritórios, com objetivo de compreender e chamar a atenção para as conseqüências da maneira de como trabalhamos e de como os ambientes de trabalho estão configurados atualmente. 

Constitui-se como uma representação real de como seremos daqui a 20 anos se não começássemos a levar a sério a ergonomia e a mudar a forma como trabalhamos. Se mantivermos posturas inadequadas e ambientes de trabalho mau projetados.

O projeto personifica os efeitos da má postura, sedentarismo,efeitos de longas horas em frente ao computador podem gerar após 20 anos, através das mudanças na aparência física e morfológica.


Nesse post vou realizar uma breve análise desses efeitos:

1. Olhos secos e vermelhos: excesso de horas em frente ao computador, cansaço visual, secura ocular devido a ausência/diminuição do movimento de "piscar" dos olhos. 

2. Pele pálida: exposição á luz artificial e diminuição de exposição a luz natural. 


3. Varizes e distúrbios linfáticos: devido ao sedentarismo e a manutenção de posturas prolongadas por longos períodos, resultando em varizes e "inchaços/edemas" articulares.


4. Eczemas: geralmente causados por estresse e sintomas psicossomáticos resultantes de estresse no trabalho.


5. Dificuldades respiratórias: devido a exposição excessiva ao ar condicionado e a má qualidade do ar.

6.  Alterações posturais:

Modificação da curvatura da região cervical devido a inclinação excessiva para utilização de telefones celulares, altura inadequada da tela do computador.

Fraqueza abdominal, resultando em alteração das curvas da coluna e "estomago proeminente." 


7.  Dores nas costas e tensão muscular:

Resultado da má postura no ambiente de trabalho, aos olhos da ergonomia reforço a vocês:  NINGUÉM PERMANECE NUMA POSIÇÃO RUM PORQUE QUER!

UMA POSTURA RUIM É RESULTADO DE UM AMBIENTE MAU PROJETADO!


Essas são algumas das conseqüências dos ambientes de trabalhos atuais, por essa razão o olhar para a ergonomia como um assunto sério que precisa ser considerado em seus projetos!

Um profissional com essa capacitação pode de fato realizar uma real mudança nessas conseqüências, a fim de que não existam tantas Emmas no futuro.

https://www.fellowes.com/gb/en/resources/fellowes-introduces/work-colleague-of-the-future.aspx



Cristiane Cantele
Ergonomista Sênior 
Especialista em ciências do bem estar