A interferência do sedentarismo nos ambientes.

qua, 07 de abr de 2021 às 17:04

Aproveitando o dia mundial da saúde hoje gostaria de conversar com vocês sobre um tema muito importante: SEDENTARISMO e como através dos seus projetos você pode a criar hábitos saudáveis.

O sedentarismo é considerado um dos males da atualidade, fato é que estamos com o corpo cada vez mais sedentário e a mente cada vez mais sobre carregada informações rápidas, pensamentos acelerados...

A falta de movimento impacta tanto na saúde quanto na produtividade dos ocupantes dos espaços construídos, essa na verdade é uma realidade nos ambientes corporativos e até mesmo nos ambientes residenciais, afinal não é fácil sair de nossa zona de conforto.

 

O projeto dos ambientes pode definitivamente favorecer o movimento e prevenir o sedentarismo, através de projetos que envolvem características relacionadas ao dinamismo.

cultura organizacional Separei algumas dicas para vocês incluírem nos projetos, quando esses estiverem de acordo com a cultura organizacional da empresa, a fim de promover o movimento dos ocupantes:

1. Lazer nos espaços

Inclusão de balanços, escorregadores, jogos manuais favorecem o movimento além de despertar memórias emocionais e disrupção do trabalho.


 2.Está tudo bem usar as escadas:

Subir e descer entre os andares de escada trabalha os músculos das pernas,  a panturrilha é considerada o nosso segundo coração visto que ajuda no retorno venoso, essa ação também ajudar a perder peso e aumenta a resistência.

 

Nixon Peabody’s Washington D.C. Office (Photographer: Eric Laignel)

3. Áreas externas

Permanecer por muito tempo em posturas estáticas em frente ao computador, aumenta exponencialmente as chances do aumento da fadiga e desconfortos diretamente relacionados ao sedentarismo.

Nesse contexto áreas externas favorecem a diversidade do ambiente, além  do descanso mental e estimulo do corpo, além disso essas áreas também favorecem o convívio social e a integração das equipes.  

O que gera inúmeros benefícios entre eles:  clareza mental, novas idéias, mais produtividade e conseqüentemente energias renovadas.

 

https://www.gensler.com/blog/how-should-office-buildings-change-in-a-post-pandemic-world

4. Áreas de Refeições

Sabemos da importância de Incluir áreas de refeições e café nos ambientes o grande diferencial aqui está na localização dessas áreas.

Para prevenir o sendetarismo localize essas áreas com uma certa distância das áreas operacionais a fim de que os usuários necessitem andar até elas além disso sempre que possível estimule através do ambiente a alimentação saudável sendo essa uma forma de estimular hábitos de saúde. 


Fonte: Pinterest

5. Locais para pratica de atividades físicas

O exercício físico é fundamental no combate ao sedentarismo, portanto a inclusão de áreas internas ou externas para praticar exercícios físicos são essenciais para a manutenção do bem estar e saúde.

Também o incentivo ao uso de bicicletas e meios de transporte que favoreçam o movimento!

Como fazer isso?

Através da intervenção junto ao recursos humanos e dessa forma incluir locais próprios para o estacionamento de bicicletas e demais meios de transporte, além da infraestrutura com locais apropriados com banheiro com ducha e armários para que eles possam guardar a roupa utilizada no deslocamento e/ou na prática das atividades físicas.

 

Fonte: Pinterest

6. Posicionamento de lixeiras, impressoras e bebedouros

Posicione lixeiras, impressoras e bebedouros de modo que os colaboradores se movimentem mais para utilizar esses recursos.

Além da pausa na rotina de ficar sentado o dia todo, os funcionários vão poder interagir uns com os outros e favorecer a integração social.


Fonte: Pinterest

7. Locais específicos para sessões de alongamento, yoga e/ou meditação guiada.

Tais praticas são cientificamente comprovadas com inúmeros benefícios para o corpo e mente, projetar áreas específicas para essas práticas é uma estratégia importante para favorecer hábitos saudáveis e diminuição do sedentarismo.

Com essas mudanças simples em alguns aspectos do seu projeto podem gerar diversos benefícios para os funcionários/usuários desse ambiente. Incentivar comportamentos e hábitos saudáveis aumentam a satisfação dos ocupantes do espaço bem como interferem positivamente a qualidade de vida.


Fonte: Pinterest

A aplicação da ergonomia nos seus projetos geram um grande diferencial na sua carreira além de aumentar sua argumentação técnica e os benefícios a longo prazo do seu projeto.

Vamos colocar em prática? 





Cristiane Cantele
Ergonomista Sênior 
Especialista em ciências do bem estar