Agregando Valor aos seus Projetos

qua, 14 de abr de 2021 às 15:38

Define-se como valor percebido:

"Como a percepção do cliente do custo-benefício de um produto, serviço ou organizações, sendo uma preocupação relevante entre 

o relacionamento dos mesmos. "

Quando pensamos em projetos de interiores associamos com a percepção e reconhecimento dos resultados por parte do Cliente. Para isso é necessário a compreensão das necessidades do seu cliente, conhecimento profundo das tarefas, objetivos e efeitos dos projetos em relação aos ocupantes do espaço.

Entregar ambientes que estão de acordo com as expectativas relacionadas a estética e a beleza do projeto é algo facilmente alcançado pelos profissionais.

Porém quando falamos em valor PERCEBIDO e diferenciação no mercado é necessário pensar em projetos que gerem benefícios a médio e longo prazo.  



Como gerar VALOR?

É comum falarmos em comportamentos que geram saúde certo?

Mas e os ambientes? Existem ambientes que contribuem para a saúde e outros não....

Ambientes doentes = Pessoas Doentes

De fato muitas vezes só pensamos em saúde quando perdemos, por essa razão todas as vezes que o profissional que projeta pensar em agregar valores associados a saúde, bem estar, qualidade de vida e ergonomia estará gerando benefícios que ultrapassam a estética. 


A ideia de um espaço saudável vem da CONCEPÇÃO, porque projeto quando inclui-se conceitos relacionados ao conforto e funcionalidade no projeto só se faz uma vez e irá ajudar as pessoas por muito tempo.

Os profissionais que projetam ambientes são protagonistas na geração de valor aos seus projetos, valor é muito diferente de preço.

Valor relaciona-se aos benefícios, principalmente quando os ambientes contribuem para a saúde dos ocupantes focando na solução dos problemas, gerando soluções melhores e mais eficientes.

Criar ambientes saudáveis esse é um VALOR que não tem preço e esta relacionado ao olhar para as necessidades do cliente, manter uma escuta ativa, exercer a empatia são alguns conceitos primordiais. Quando o arquiteto/design de interiores prioriza  esses aspectos gera um movimento que melhora a saúde das pessoas e traz sustentabilidade para o ambiente construído.

 


 Além disso podemos pensar na valorização de projetos com base em baseia-se em dois pontos principais: respeito e conhecimento.

Respeitando a si mesmo, fazendo o que gosta com dedicação e respeitando as necessidades e expectativas  dos seus cliente. 

Agrega-se a isso a busca constante por conhecimento/capacitação de modo a agregar conhecimento técnico capaz de diferenciar o profissional, investimento em aprimoramento constante buscando compreender conceitos de saúde, bem estar e ergonomia ainda em franca ascensão. Os clientes são abastecidos de informações e novidade diariamente e cada vez mais informado, espera um profissional atualizado com as tendências e com o cuidado com os ocupantes do espaço.

 

A Arquitetura tem a importância muito maior do que simplesmente projetar, envolve perceber, conhecer as pessoas.

Os profissionais  são os únicos responsáveis por sua valorização profissional, quando capacitados são diferenciados sem contar a responsabilidade técnica envolvida.

Além disso são agentes de saúde e qualidade de vida através dos seus projetos  e não devem entregar a qualquer preço o seu trabalho intelectual e técnico.

Beijos e até o próximo post ;)  



Cristiane Cantele
Ergonomista Sênior 
Especialista em ciências do bem estar