O que é e o que faz um Consultor Ergonomista?

qua, 23 de jun de 2021 às 16:10

- Cris o que você faz?

- Sou ergonomista!

- Ergo o que?

- Ergonomista


- Ah ok! E como você acha que está a economia no país?

- Não sou ERGONOMISTA

- Hummm...mas o que faz uma ergonomista? 

E ai você sabe o que é e o que faz um ergonomista?

A ergonomia é uma ciência multi disciplinar está relacionada a adaptação dos ambientes as necessidades dos usuários, ainda é uma profissão pouco conhecida no Brasil. Muitas pessoas ainda nem sabem da aplicabilidade dessa ciência e muito menos todos os campos de atuação.

Se você está conhecendo agora esse assunto e quer entender mais sobre esse tema esse texto é para você ;)


O que faz um consultor ergonomista?

O ergonomista é o profissional que faz a análise e adequação dos ambientes, equipamentos e da forma de realizar as tarefas com objetivo de prevenir doenças/desconfortos, favorecer a produtividade e melhorar a performance para a realização das tarefa.

O consultor ergonomista analisa diversos aspectos do ambiente: fatores ambientais, mobiliário, fatores emocionais e cognitivos que interferem diretamente no conforto e bem estar dos usuários daquele ambiente. Mediante as informações e coleta desses dados realiza-se um estudo de todas as informações coletadas o consultor realiza a análise e propõe melhorias naquele ambiente.

Os princípios da  ergonomia podem ser aplicados nos mais diversos ambientes: corporativos, escolares, hospitalares e residenciais.

Para demonstrar a importância da ergonomia vamos pensar em algo que está em alta: Home Offices, você já percebeu como se fala na postura, nas formas de utilização, da maneira de adaptar esse ambiente...A ergonomia está em todos os ambientes e produtos!

Todo o produto que tem uma boa usabilidade tem ergonomia, todo ambiente produtivo tem ergonomia enfim:

Onde existem ambientes,  existem pessoas! Onde existe pessoas, existem necessidades! Onde tem necessidades tem ergonomia!

Basicamente é isso que a ergonomia se propõe melhorar a vida das pessoas através dos ambientes! Esses benefícios se estendem tanto para as pessoas, quanto para as empresas.

Quais são os são as oportunidades de atuação na área de consultoria em Ergonomia:

- Incorporar a ergonomia ao seu projeto:

Se você é arquiteto ou designer incorporar a ergonomia aos seus projetos gera diversos benefícios ao seu cliente. Além de mais segurança e assertividade para o profissional através diferenciação no mercado através de sólidas bases técnicas.

- Prestar consultorias para projetos de outros profissionais arquitetos e designers:

Com o conhecimento de ergonomia, você poderá prestar consultorias para profissionais arquitetos e/ou designer de interiores, a fim de integrar projetos que gerem melhorias aos seus ocupantes.

- Prestar consultorias para ambientes:

Aqui os campos de atuação são infinitos prestar consultorias diversos ambientes dos mais diversos segmentos.

- Consultorias para empresas 

As empresas geralmente estão em busca de medidas preventivas que envolvem a  qualidade de vida e produtividade, pois sabem da importância desse trabalho para melhorar a performance dos seus trabalhadores.

Além disso as empresas possuem a obrigatoriedade no cumprimento das normas que se relacionam com ergonomia, sendo assim se for verificado algum local que necessita de melhorias a empresa deverá executar sob pena de multas relacionadas a secretaria do trabalho, o consultor poderá atuar diretamente nas melhorias desses ambientes.

Bem como o consultor poderá antecipar tais riscos e orientar ajustes ainda em fase de projeto.

- Abrir o próprio negócio de consultorias

Atendimento a pessoas, empresas e parcerias prestando consultoria caso a caso.

Essa é uma possibilidade muito atrativa, se pensarmos na grande quantidade de empresas, dos mais diversos segmentos, que temos em nosso país.

- Realizar Parcerias

O consultor pode realizar diversas parceiras com profissionais para que eles possam amplificar seu serviços estendendo  seus serviços para empresas parceiras tais como: lojas, clinicas, consultórios orientando os ambientes onde as pessoas vivem e realizam suas tarefas.

 Outra possibilidade de parcerias com empresas de medicina e segurança do trabalho, onde existe uma alta demanda de solicitações de trabalhos voltados para a área de saúde e segurança do Trabalho.



- Palestras, Treinamentos e Entregas Técnicas:

Uma vez que o profissional se capacita em ergonomia está habilitado a realizar treinamentos sobre o tema um dos mais comuns é realizar palestras nas nas SIPATs (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho) que são realizadas pelas empresas.

Pode também realizar treinamentos de utilização dos ambientes para seus clientes e para finalizar uma área ainda pouco explorada: A entrega técnica.

Quantas vezes me deparo com as pessoas nas empresas que nem imaginam a finalidade de cada ambiente e as escolhas de mobiliário especificadas pelos profissionais que projetaram o ambiente.

Com tantos exemplos, podemos perceber que a ergonomia é uma profissão muito dinâmica e ainda pouco explorada. Todos esses conceitos são vistos como investimento e não como gastos!

Quando bem executada produz claros benefícios em relação produtividade, conforto e segurança e performance.Mesmo com os efeitos da pandemia o Brasil permanece numa curva positiva em relação a abertura de empresas, que diretamente representam novas oportunidades.

Me conta qual área de atuação se encaixa melhor ao seu perfil?

Se você saber mais sobre esse tema inscreva-se em nosso canal do Youtube!

Conheça também nosso treinamento de passo a passo de Formação de Consultores Ergonomistas.

Ao se cadastrar na lista de espera você receberá todas as informações sobre o treinamento no e-mail cadastrado =]

 

 

 



Cristiane Cantele
Ergonomista Sênior 
Especialista em ciências do bem estar