Desbravando os serviços de Consultoria em Ergonomia Parte 1

qui, 01 de jul de 2021 às 14:28

Olá!

Não sei se você leu o artigo da semana passada onde eu expliquei o que é e o que faz um consultor ergonomista se você não leu pode acessar aqui!

No artigo de hoje e nos próximos artigos irei explicar detalhadamente todas as oportunidades para você. Se você está iniciando, tem interesse em conhecer essa área, está confuso... Fique tranqüilo você está no lugar certo :)

Hoje irei explicar para vocês o primeiro serviço:

CONSULTORIA DE ERGONOMIA PARA PROJETOS DE AMBIENTES!

Sabemos que onde houver ambientes existem pessoas e onde existem pessoas existem ambientes, as pessoas são diferentes em relação a medidas, biotipos e até mesmo percepções. Sendo a ergonomia uma poderosa ferramenta para auxiliar profissionais que projetam ambientes, visto que os ambientes impactam diretamente em nossa saúde, bem estar e até mesmo no nosso comportamento.

Também chamada de Ergonomia de Concepção, aplicamos a novos projetos, novos setores ou novos postos de trabalho em ambientes corporativos, comerciais, hospitalares e educacionais.

A literatura relata diversos estudos que relacionam a eficácia dos efeitos da ergonomia nos projetos, sabe-se que a ergonomia de concepção pode-se ser amplamente aplicada ao projeto sem que haja necessidade de "melhorias posteriormente" ou seja um projeto ergonômico RAIZ é mais ou menos o mesmo principio de um ambiente sustentável! 

Você faz uma única vez :) o que é ótimo para você e também para o seu cliente!

Você pode atuar também na substituição de mobiliários, sistema de iluminação associado ao projeto luminotécnico, mudança de layout, o ideal é sempre utilizar a ergonomia como uma ferramenta poderosa no seu projeto!


Outra habilidade relacionada com a utilização de ergonomia de concepção está associada ao atendimento das normas regulamentadoras em especial a NR 17 - Ergonomia, normas NBR´s fundamentais e muito importantes para as empresas de qualquer segmento.

Outro ambiente também contemplado pela ergonomia de concepção é o RESIDENCIAL! Que deve ser considerado, visto que está diretamente associado a qualidade de vida, saúde mental e emocional das pessoas, sendo a ergonomia extremamente importante para favorecer esses aspectos.

Quais são os tópicos ergonomicamente avaliados na ergonomia de concepção:

 Ergonomia Física:

Relaciona-se aos fatores físicos: mobiliários (mesas, cadeiras, colchões...), fatores ambientais (temperatura, ruído, umidade relativa do ar...), fatores antropométricos (relação das medidas dos usuários X especificações técnicas), sustentabilidade, materiais, prevenção de acidentes, acessibilidade entre outros....

 

Ergonomia Cognitiva:

Relaciona-se com aspectos mentais, fatores cognitivos, desempenho e tomada de decisões. No processo de consultoria avaliamos aspectos relacionados a própria carga mental e qual a melhor forma de otimizar esses aspectos nos projetos. 


Ergonomia Organizacional:

Relaciona-se aos aspectos organizacionais, cultura organizacional e layouts das corporações.

Em minha rotina diária atendo diversos profissionais arquitetos e designers existe uma carência REAL nessa área, a grande parte dos profissionais entende que a ergonomia é apenas o que foi visto na graduação mas de fato É MUITO MAIS DO QUE ISSO! É uma área riquíssima com diversas oportunidades ainda abertas! 


No momento que o profissional incluir a ergonomia nos seus projetos passa a se diferenciar no mercado, agregando valor e muito conhecimento técnico diferenciado! Gerando cases robustos com dados e resultados comprovados através de diversas ferramentas disponibilizadas pela ergonomia.

Sem contar o aumento financeiro afinal conhecimento é um ativo precioso! O profissional capacitado em ergonomia pode tanto aplicar os conhecimentos em seus projetos, quanto prestar consultoria para outros escritórios de arquitetura e designer de interiores.

Outra aplicabilidade em ergonomia muito requisitada no momento é ACESSIBILIDADE! As empresas tem uma necessidade devido a Lei das Cotas por essa razão é um assunto de grande relevância, embora ainda existam poucos profissionais que atuam com isso. Para realizar projetos acessíveis a ergonomia é um pré requisito!


 

Existe uma norma específica para acessibilidade a ABNT/NBR 9050 que traz diversas informações e pode facilmente ser encontrada no google além de ser gratuita :)

Quer estudar e aprender mais sobre ergonomia em vídeos também?

Se inscreva no meu canal "Viver de Ergonomia"  no YouTube basta clicar aqui! 

Acompanhe o conteúdo no Telegram: https://t.me/ergo_projetos 

Acesse nossas redes sociais:

@criscantele 

Até o próximo post ;) 




Cristiane Cantele
Ergonomista Sênior 
Especialista em ciências do bem estar