A cultura Pet Friendly nas corporações

seg, 09 de ago de 2021 às 11:38

Empresas voltadas a saúde e bem estar dos seus trabalhadores estão permitindo e estimulando a presença de pets no trabalho.

Recentemente fui convidada para palestrar numa empresa no evento da SIPAT (Semana interna de prevenção de acidentes) e tive essa experiência e confesso foi SENSACIONAL, por essa razão decidi escrever sobre esse tema. De fato fui profundamente tocada pela presença literal desses anjos na minha vida, tenho 2 cachorros em casa que são a alegria da nossa família e se eu pudesse certamente os levaria para o trabalho externo, fora do home office.

 

Como funciona a Política Pet Friendly ?

A política de levar os bichinhos para o ambiente corporativo vem ganhando adeptos, em uma busca rápida na internet pelo termo “pet friendly”, foi possível detectar mais de 15 mil vagas ao redor do mundo, nessa busca podemos citar grandes nomes, como Google, Mars e Amazon, contam com escritórios que aceitam animais de estimação, desde que certas políticas sejam respeitadas e as permissões sejam obtidas, no Brasil ainda são poucas as empresas que aderiram a cultura.

Em alguns exemplos podemos citar a empresa Google onde apenas cães de pequeno e médio porte são permitidos, já na Amazon, que também aceita apenas cachorros, eles ganham biscoitos de boas-vindas e têm acesso a fontes de água do tamanho deles.

Já a empresa Mars, em muitas unidades da empresa, inclusive no escritório do Brasil, a cultura de pets no trabalho vai além, com rotas de caminhada, playgrounds, salas de reunião que permitem a entrada de cães e áreas de atividades. Ainda tem a

 “Política de Petiqueta” no escritório e a “Licença Peternidade“, que permite que os associados tirem dez horas de licença remunerada quando compram ou ganham um pet novo. Os pets não são apenas bem-vindos, mas são parte fundamental da  cultura no local de trabalho”, diz o manifesto em comemoração aos dez anos da política de animais de estimação no escritório.

Já na sede da Royal Canin, em São Paulo os funcionários podem levar seus bichos de estimação, mas é preciso respeitar uma agenda, pois lá são permitidos tanto cães quanto gatos.


O que diz a Ciência?

 Estudos realizados na Universidade de Azabu, Japão indicou que os donos de cães liberam mais ocitocina, principalmente após interagirem com os bichinhos, também foi verificado uma diminuição nos níveis de cortisol.

Já a pesquisa realizada pela Virginia Commonwealth University, realizou um estudo, com 76 funcionários de uma empresa americana. Os resultados foram animadores com um aumento da produtividade em até 25% quando relacionado com aqueles que não levaram seus pets,além de relatos de aumento de foco e mais interação entre as equipes, de fato a interação entre a equipe ajuda na aproximação e criação de um senso de pertencimento, além de tornar a rotina mais divertida.

Também foram relatados que os períodos de afeto entre os donos e seus pets favoreciam a afetividade e o descanso no próprio ambiente.

O estudo "Pets at Work" conduzido na Europa e divulgado pela marca Purina, há múltiplos benefícios em ter amigos pets no trabalho. Dentre os entrevistados, 46% acreditam que os animais ajudam a criar uma atmosfera mais tranquila, 45% afirmam que trabalhar em um ambiente pet-friendly contribui para reduzir o estresse e 41% mencionam a melhoria do equilíbrio vida pessoal/trabalho.

Vários estudos também inferem que a presença de pets em ambientes hospitalares favorece a recuperação dos ambientes, sem contar as instituições comerciais "pets friendly" que por favorecer a presença dos pets tem mais volume de visitas do que as demais. 


Vantagens dos Pets nos ambientes

•             Aumento da Produtividade;

•             Mais interação entre as equipes;

•             Aumento do foco;

•             Mais engajamento;

•             Aumento na cooperação;

Os pets também auxiliam para a realização das pausas que são fundamentais para o bem estar dos funcionários, os bichinhos também auxiliam na realização de caminhadas curtas, um pouco de diversão e distrações temporárias permitem interrupções mentais necessárias para não sobrecarregar os colaboradores, evitando assim o desgaste mental e emocional.

A alegria, felicidade e os sorrisos ofertados pelos animais ao ambiente de trabalho, são contagiosos têm efeito calmante, reduzem a pressão arterial, diminuem a exaustão e tornam os funcionários mais cordiais e definitivamente mais produtivos.


Adequações do Ambiente

Além de todos os benefícios as empresas podem ver os pets como uma forma de atrair e reter talentos e podem gerar uma percepção de harmonia entre o âmbito pessoal e profissional, sendo dessa forma um reconhecimento dos compromissos de vida dos novos trabalhadores.

A cultura de pets no trabalho também contribui para o aumento da reputação das empresas, promovendo o bem-estar e a satisfação dos colaboradores, para ter uma idéia segundo pesquisas americanas  41% dos trabalhadores millennials escolheria uma companhia pet-friendly em detrimento de outra sendo este benefício é mais valorizado do que, por exemplo, o seguro de saúde (39%) tal geração têm expectativas concretas sobre um bom equilíbrio vida pessoal/trabalho e consideram o Pets at Work como o terceiro melhor benefício concedido pelas empresas.

Para uma política "pet friendly" efetiva são necessários adequações dos ambientes e da própria cultura organizacional.

O profissional envolvido no projeto deve estar atento as adaptações do ambiente que incluem:

•             Estudo de viabilidade;

•             Higienização;

•             Definição do porte dos animais X Espaço disponível;

•             Espaços para facilitar o acesso e deslocamento;

•             Verificar a opinião dos funcionários do ambiente/local;

Outra informação importante relaciona-se com a importância de verificar a saúde do pet que irá freqüentar o ambiente tais como vermífugos e vacinas em dia.

São diversos benefícios que devem ser considerados e ponderados no ambiente e de fato na minha opinião como ergonomista e pet lover essa tendência veio para ficar. 

Beijos e até o próximo post ;) 



Cristiane Cantele
Ergonomista Sênior 
Especialista em ciências do bem estar