Programas de Saúde como diferenciais nas corporações

seg, 20 de fev de 2023 às 09:03

Você sabia que o pacote de benefícios é um dos maiores atrativos nas corporações?

E que esses benefícios são o principal motivo que faz com que o profissional permaneça na empresa?

Foi exatamente isso que uma pesquisa realizada pela Fintech Onze, com 2.095 funcionários em regime de CLT e 1096 profissionais de RH de todo o Brasil, para 62% dos entrevistados esses atrativos são os mais importantes para permanecer no trabalho. (Fonte Valor Econômico, fevereiro 2023)

A pesquisa destaca que as empresas que mantém benefícios "comuns" não estão enxergando outras necessidades importantes relacionadas a produtividade, competitividade, atração de talentos e retenção de funcionários, esses são considerados impactos que podem comprometer a empresa a longo prazo.

Benefícios eficazes são aqueles que partem da necessidade dos trabalhadores, por isso a importância de profissionais que possam atuar no levantamento dessas necessidades e na elaboração eficiente desses benefícios junto as empresas.

A pesquisa mostra que benefícios flexíveis e programas de saúde física, emocional e cognitiva estão entre as iniciativas que as empresas mais pretendem implementar em 2023.

Na prática alguns benefícios podem incluir: auxilio a jornada de fertilizações, afastamento remunerado por aquisição ou perda de pets, atualizações contínuas sobre temas relacionados as necessidades individuais, atividades esportivas, yoga, meditação, praticas de saúde emocional, sem contar os benefícios de subsídio financeiro para cursos de idiomas, graduação pós graduação e MBA.

Outro dado relevante é em relação ao plano de saúde, que foi um fator decisivo em 68% dos entrevistados na hora de aceitar ou não uma vaga, algumas empresas vão a fundo no cuidado com a saúde dos seus funcionários. Quando algum trabalhador ou seus dependentes apresentam algum diagnóstico de doença grave são encaminhados para especialistas e recebem todo o suporte necessário, incluindo o financeiro.

Tais ações certamente geram um sentimento de pertencimento e acolhimento tão necessários para um desempenho e produtividade eficazes.


Tanto fisioterapeutas, ergonomistas e profissionais da área essa pode ser uma grande oportunidade de atuação frente as instituições, em breve estarei divulgando meu curso de formação com a ênfase em programas de saúde.

Beijos e até o próximo post.

   



Cristiane Cantele
Ergonomista Sênior 
Especialista em ciências do bem estar