EXCESSO DE INFORMAÇÃO E SOBRECARGA MENTAL

ter, 05 de set de 2023 às 11:28

Atualmente temos diversas informações a nossa volta: assuntos relacionados ao trabalho, redes sociais, telas diversas... Percebo que as pessoas que realizam atividades cognitivas além de exercerem suas próprias tarefas também recebem diversos estímulos concomitantes o que inevitavelmente gera um excesso de informações.

O excesso de informação, também conhecido como sobrecarga de informação, ocorre quando somos expostos a uma quantidade tão grande de informações que nosso cérebro não consegue processá-las de forma eficaz.

Isso pode levar a sentimentos de sobrecarga, ESQUECIMENTOS, estresse e dificuldade em tomar decisões, sem contar os efeitos negativos no processo criativo.

Nosso cérebro possui limites para a capacidade de atenção e processamento, e o excesso de informações pode sobrecarregar esses sistemas, o cérebro pode reagir de várias maneiras.

Uma das reações é a diminuição da capacidade de concentração e atenção, tornando difícil absorver e reter novas informações, além disso, o estresse pode aumentar devido à pressão de acompanhar e processar tudo.

Isso pode levar à fadiga mental e a um aumento na liberação de cortisol, o hormônio do estresse, preventivamente existem algumas ações que podem ajudar nessa situação, tais como:

1. Priorização de tarefas;

2. Definição de Limites de Tempo: estabelecimento de limites para o consumo de informações, como por exemplo definir horários específicos para verificar e-mails, redes sociais ou notícias. Sempre filtrando as fontes...

4. Desconexão Temporária:Pausas regulares para desconectar-se completamente de dispositivos eletrônicos e da internet, permitindo que sua mente descanse.

5. Ferramentas de Organização: Aplicativos e ferramentas de organização para gerenciar e categorizar informações, como aplicativos de lista de tarefas ou de anotações.

6. Limites claros: não assuma responsabilidades desnecessárias.

7. Praticar o Foco/Atenção plena: trata-se de concentrar-se plenamente na tarefa que está realizando, evitando distrações e multitarefa.

8. Triagem: Regularmente, realize uma triagem de seus feeds de notícias, assinaturas de e-mail e redes sociais, eliminando o que não é mais relevante.

 

Organizacionalmente a empresa pode desenvolver programas de Meditação e Mindfulness: ajudam significativamente no desenvolvimento da calma, ajudando a mente a lidar com o estresse causado pelo excesso de informações.

 

Lidar com o excesso de informações requer disciplina, organização e a capacidade de discernir o que é relevante para seus objetivos e interesses. Essas ações podem ajudar a manter a clareza mental e a produtividade em um mundo cada vez mais saturado de informações, imprescindível nos dias atuais. 



Cristiane Cantele
Ergonomista Sênior 
Especialista em ciências do bem estar